Arquivo do blog

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CHEGOU A HORA DO TIBET

   Este é o PALÁCIO POTALA  morada dos Dalai Lamas , desde o Quinto ( Tenzin Gyatso é o decimo quarto), é a construção mais sólida e imponente do Tibet . Sobreviveu à ocupação chinesa.  Ele é a verdade tibetana em forma de concreto. Realmente inspirador.
                     Amo a não- violência , como sociologa , considero Ahimsa a forma mais digna de modificação politica. Mas como toda a filosofia , se limita á orientar. Nem sempre a pratica dessas orientações é eficaz .
                    Existe uma revolução em andamento , desde1950 no Tibet , porém os tempos aceleraram os fatos,ditadores e ditaduras mais antigos até que Mao e sua RPC; foram depostos.  A China não é mais capaz de suportar sanções economicas , a China quer crescer , ainda que seja PRA FINANCIAR A TORTURA AOS MONGES TIBETANOS , ela não pode fingir que o resto do mundo não existe.
                     Mas , meu pai (de origem turca) dizia : não se trata porco à caviar, ou como dar um tapa de luvas em quem tem  couro de elefante ? temos, aqui no ocidente , um conceito(desumano, desejo sempre que
equivocado)de chineses , como pessoas sem escrúpulos , sem amor à familia, aos filhos etc. Na China as crianças trabalham, as meninas foram abandonadas ou mortas, pelo política do filho único( hoje esses filhos têm dificuldades em encontrar uma esposa ), o nacionalismo , na China , é visivelmente forçado, angariado à custa da opressão do individuo, diante da inexistência do mesmo dentro da politica de "SOBREVIVÊNCIA DO COMUNISMO DECADENTE."  Afinal , esse individuo , que simplesmente o sistema ignora , pensa , sabe , vê a Rpc  que não deu certo, que o resto do mundo está melhor para os seres sensientes.
                     O comunismo ,entrou em coma , com a morte de Mao , e morrerá com a figura romântica e meio espartana (SIC) de Fidel Castro. assim como aconteceu com  Montezuma e Cuatemoc e o coletivismo azteca. Aqui no ocidente eles nos causam asco, revolta , mas nunca , medo.
                   A causa de Taiwan , é totalmente diferente da causa Tibetana . Taiwan é rico , cheio de prédios majestosos e tem uma renda per capita (independente) de fazer inveja à todos os chineses de Pequim. O que o Tibet tem? Tem o inspirador Potala , tem o monte Kailash, mas...onde está o dinheiro?
                   Infelizmente , revolução é como o conceito de buscar refúgio vindo do próprio budismo: só pode ser encontrado em si mesmo. O mundo está preparado para apoiar o Tibet? Sim está.  Dentro do conceito de Ahimsa? Em tese , sim. O que aconteceu no Egito , na Libia e em outros países do oriente médio, é em determinado grau, uma manifestação de Ahimsa  (pelo povo). Parece pouco, mas houve menos mortes do que haveriam em 1970,  se o conflito tivesse acontecido naquela época. Mais do que o poder da palavra , o poder da imagem, é mais profundo, comovente, intenso, vivo. Imagine  Ghandi, hoje em plena ação, no youtube ?
                   O poder da violência vem da coação, da dor , do medo. O poder de Ahimsa vem da coragem , da liberdade e também do exercício das austeridades quando necessário(conceito totalmente hinduísta). A austeridade praticada por Ghandi é próprio ato da Não Submissão, sem ele ahimsa perde o sentido de reação..
                     Se o Dalai Lama tivesse ficado no Tibet , Potala não existiria mais . Mas o povo Tibetano ainda conta com a imponência dele , com a resistência pacífica, em existir , em " permanecer", mesmo diante da própria impermanência... Em continuar personificando a Alma Tibetana, como nação,  Potala é a foto na carteira de identidade do Tibet, o Dalai Lama é a impressão digital.
                     |O Tibet , não é Mianmar . O Tibet tem sua extensão no consciente coletivo, através da figura de Sua Santidade, do Budismo e de Potala .  E a história mostra que não foi só por nacionalismo inconsistente que Mao , invadiu o Tibet.  Ele buscava , algo mais , talvez algo comparável ao santo graal ou a lança de São Longinus. Ele não encontrou em vida...ele se foi; a busca dele acabou. Nesse suposto nacionalismo ( nem os chineses , han ou de qualquer outra etnia);  ninguém acredita mais , perdeu o status de motivo de opressão. Boa parte dos chineses dizem ,quando entrevistados por canais de tv  não chineses, que querem que o Tibet seja livre. Os que vivem por aqui falam abertamente. A própria  ocupação em si não tem mais força, está definhando como ideal sino-nacionalista. Graças ao supremo poder da informação.
                       Nós do ocidente apoiamos a ação do Dalai Lama, não só o Budismo. Repudiamos ativamente os desmandos do governo chinês ,em todos os aspectos , principalmente o da exploração laborativa infantil ; a causa Tibetana, é algo que está no coração de todos os cidadãos de bem do mundo. Tenzin Gyatso veio para orientar o planeta, todos somos gratos. Entretanto , a ação , só pode vir de dentro. O povo Tibetano deve ser preparado internamente para a ação. O momento é agora.
                       
                           Que seja em benefício de todos os seres!
                         Que todos os seres sejam felizes !
                           Que todos os seres sejam livres !
                               


                                                                                








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Om Tare

Om Tare
OM TARE TU TARE TURE ,SOHA

tantra yoga

tantra yoga
A expressão mais pura e sagrada do amor, A verdade da energia sexual , expressão plena dela , quando realmente acontece a unidade :corpo , mente ,alma de ambos.Um ritual de cura , quando necessário.As intempéries da vida , fragmentam a individualidade, os rituais tantricos são capazes de reorganizar e reunificar nosso ser para vivermos de forma plena , nossa existência

ahimsa

ahimsa

sathya prem Ahimsa

Minha foto
tres corações-mg, minas gerais, Brazil
buscando meu dharma

Beleza que inspira a busca da felicidade ,transcendendo até a própria esperança !